Requalificação
ESPÉCIES DE NARRATIVAS
As narrativas infantis abrangem várias espécies literárias, que podem ser agrupadas, quanto à origem, em folclóricas e artísticas.
Folclórica: inclui as historias criada coletivamente em diferentes épocas, como fábulas, contos populares, lendas e contos de fadas tradicionais.
Artísticas: estão as obras escritas por autores identificados nominalmente, abrangendo contos de fadas modernos, textos infantis que, por sua brevidade, simplicidade de enredo e relação estreita entre discurso e imagem, são denominados histórias curtas e narrativas formadas somente por imagens.
FÁBULA
Conceito: A fábula se caracteriza como um gênero narrativo popular que tem por finalidade discursiva retratar aspectos inerentes à conduta humana.
A fábula é uma narrativa curta e sua estrutura se divide em duas partes: (1)a narrativa em que se revelam as ações realizadas pelos seres nelas citados e (2)a moral que explica o ensinamento pretendido.
A fábula muitas vezes é confundida com apólogo e parábola . A diferença está em seus personagens que no caso do apólogo são pedras, plantas etc.. e na parábola são seres humanos.
A fábula pode ser apresentada em prosa ou verso .Sua forma original é versificada porém nas traduções foi alterando sua forma expressiva.
ORIGEM DA FÁBULA
A origem da fábula perde-se ao longo da história do homem , mas parece ponto de concordância entre os estudiosos desse assunto, que ela já teria existência quase mil anos antes de Esopo.
FÁBULISTAS
Muitos escritores dedicaram-se às fábulas, mas três ficaram mundialmente famosos: o grego Esopo (século VI a.C.), o latino Fedro (15 a.C. - 50 d.C.) e o francês Jean de La Fontaine (1621 - 1695). No Brasil Monteiro Lobato deu atenção ao gênero.
LENDAS
Lenda é uma narrativa de cunho popular que é transmitida, principalmente de forma oral, de geração para geração. As lendas não podem ser comprovadas cientificamente, pois são frutos