impactos da cerveja no meio ambiente
Desta forma, pode-se dizer que os principais pontos de atenção em relação aos impactos ambientais do setor cervejeiro são oriundos destas características, como a geração de resíduos sólidos de etapas de filtração antes e depois da fermentação, odores da ETE, geração de efluentes dos sistemas de refrigeração,etc.
Os principais aspectos ambientais da indústria de produção de cerveja são relativos ao consumo de insumos (água, energia e matérias-primas) e geração de rejeitos que são gerados em todo o processo industrial.
Em relação ao consumo de água todo o processo necessita do insumo gerando grande quantidade de efluentes; quanto ao consumo de energético pode-se afirmar que o consumo é alto, até porque em cada etapa do processo é utilizado de forma diferente, como aquecimento , resfriamento, iluminação, movimentação do maquinário, etc. Os resíduos gerados vão desde efluente, resíduos sólidos até mesmo emissões gasosas, etc.
Outros insumos utilizados são matéria-prima (cevada), soda caustica (lavagem), CO2 (envase), produtos químicos entre outros.
Abaixo está relacionados os insumos mais consumidos, quantidades no processo e descrição do seu uso.
2.1 Principais poluentes gerados no processo industrial da cerveja
-Emissões atmosféricas
As emissões atmosféricas de uma cervejaria são principalmente dos seguintes tipos:
-emissões de gases de combustão: oriundas da caldeira de produção de vapor, principal fonte de emissões atmosféricas de uma cervejaria, são compostas de gases de combustão (CO, CO2, NOx, SOx, hidrocarbonetos, etc), e material particulado;
-emissões de CO2: gerado