Estudo dirigido
Baseado em discurso do tipo: “O país está uma baderna. São todos corruptos e enganadores. A democracia se baseia na ignorância do povo e sustenta esse bando de ordinários que nos governam. A economia vai mal porque os sindicatos fazem exigências irresponsáveis e o Estado não pune os maus empresários e banqueiros gananciosos. A solução para tudo é um governo poderoso, nas mãos de um grande líder patriótico desvinculado de tudo o que está aí. Ordem é disso que precisamos”.
Obs: Idéias como essas começaram a se tornar muito populares na Europa nas décadas de 1920 e 1930 e estavam associadas ao MOVIMENTO FASCISTA. 1 -1 – CAUSAS
Crise de 1929, pós Primeira Grande Guerra que provocou desespero e insegurança, fazendo com que muita gente acreditasse que a solução estaria numa ditadura de extrema direita. Desenvolvimento das idéias de esquerda, principalmente as mais consistentes como a democracia radical, pregada por Karl Marx e Frederick Engels; a sociedade passaria a ser dirigida pelos trabalhadores e não pela minoria capitalista. A ameaça de uma Revolução Socialista apavorou a burguesia e a classe média, que começaram a ver no fascismo a salvação do mundo.
Obs: A BURGUESIA CAPITALISTA E A CLASSE MÉDIA SÃO, PORTANTO, AS FINANCIADORAS E RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO DOS FASCISMOS.
1.1.2 – PRINCIPAIS GOVERNOS FASCISTAS
Itália (1922), sob a chefia de Benito Mussolini;
Alemanha (1933) Áustria (1938), sob o comando de Adolf Hitler;
Obs: As ideais fascistas também influenciaram ditaduras em países como:
Portugal (Salazar);
Espanha (Franco);
Polônia, Hungria, Romênia, Grécia, além do Brasil com a Ação Integralista Brasileira (AIB), chefiada por Plínio Salgado.
Como bem observou Mário Schimidt, o resultado foi o absoluto desrespeito aos direitos humanos e a carnificina na Segunda Grande Guerra Mundial (1939/1945).
1.1.3 - AFINAL, O QUE SÃO IDÉIAS DE ESQUERDA,