ATPS - Probabilidade e Estatística
TECNOLOGIA EM ANÁLISE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Probabilidade e Estatística
TUTORA DISTÂNCIA
Brasília/DF
2013
Relatório 1
Introdução ao Estudo Estatístico
1.1 POPULAÇÃO E AMOSTRA
A população em estatística pode ser definida como o publico alvo da pesquisa que está sendo realizada, temos como exemplo: estudantes de linguagens de programação, funcionários de uma empresa do ramo alimentício, estado ou país e varias outras situações que envolvem um grupo geral de elementos.
A amostra é um subconjunto de elementos representativos ou não, pertencentes à população que está sendo estudada. Em algumas situações seria quase impossível entrevistar todas as pessoas de uma população, esse processo levaria muito tempo para ser concluído ou até mesmo seria financeiramente inviável, dessa forma, podemos usar o conceito de amostra que corresponderia a uma quantidade determinada de entrevistados de um conjunto.
1.1.1 Tipos De População
População finita: “Nesses casos o número de elementos de um grupo não é muito grande, a entrevista e a análise das informações devem abordar a todos do grupo.”
Nessa situação podemos coletar os dados de toda a população tendo uma pesquisa precisa sem margem de erro.
População infinita: “O número de elementos nesse caso é muito elevado, sendo considerado infinito.” Sendo quase impossível de coletar dados da população, nesse caso devemos utilizar o recurso de amostra para realizar a coleta de dados e pesquisa.
1.1.2 Tipos De Amostra
Amostra aleatória simples: Quando todos os elementos da amostra têm a mesma probabilidade de ser incluído na amostra, ela é denominada amostra aleatória simples.
Exemplo:
Podemos comparar esse tipo de amostra com um dado, pois como o dado tem seis lados iguais com numerações diferentes podemos dizer que todos os lados tem a mesma chance de ser destacado quando for jogado.
Amostra estratificada: é definida da seguinte forma a