Bacharel
Em 1961, John F. Kennedy, o 35º Presidente dos Estados Unidos, propôs à nação a meta de uma viagem tripulada à Lua antes do final da década. Ele disse:
“Acredito que esta Nação deva comprometer-se com a meta de, antes que década termine enviar um homem à Lua e trazê-lo de volta em segurança”.
Ao fazer a proposição, Kennedy disse também que “escolhemos ir à Lua não porque seja fácil, mas porque é difícil”.
A viagem tripulada à Lua era a meta do Programa Apollo. A NASA (National
Aeronautics and Space Administration) desenvolveu o programa Apollo com três partes: 1. Nave Apollo – Uma nave para levar astronautas até a órbita da Lua e trazê-los de volta.
2. Módulo lunar – um veículo de excursão lunar para levá-los dessa nave até a superfície e trazê-los de volta à órbita da Lua.
3. Saturno V – Um veículo de lançamento, para colocar tudo isso em órbita da Terra e dar o impulso para a viagem à Lua.
Em 1963, John Kennedy foi assassinado. Seus sucessores Johnson e
Nixon prosseguiram com seu projeto. Em 1967, o Saturno V subiu pela primeira vez. Era um projeto liderado pelo engenheiro alemão Werner von Braun, que tinha construído as bombas V-2 durante a Segunda Guerra Mundial. O Saturno tinha
360 pés de altura, produzia 7,5 milhões de libras de empuxo e podia colocar
285.000 libras na órbita da Terra. Em julho de 1969, como Kennedy previra, dois americanos, viajando na Apollo XI, desceram na Lua e voltaram em segurança ao planeta Terra. Antes da grande viagem, outros astronautas já haviam ido à Lua, sem pousar, para testar o equipamento.
1
Desenvolvido por Antonio Cesar Amaru Maximiano
Depois disso, a exploração do espaço entrou em nova fase. As viagens à
Lua deram lugar ao programa do Space Shuttle e à construção de uma estação tripulada na órbita da Terra, um projeto com a participação de diversos países, inclusive o Brasil.
Os objetivos implícitos da viagem à Lua eram dar aos Estados Unidos