impactos ambientais
Os seres vivos quando entregues à Natureza, vivem dentro de um perfeito equilíbrio ecológico mantido principalmente através da cadeia alimentar que é o ciclo vital que garante o equilíbrio e a reprodução dos ecossistemas. Na natureza, nenhum ser vivo está isolado, todos, direta ou indiretamente, são interdependentes. Com isso a extinção de determinada espécie ou população pode ocasionar um desequilíbrio ecológico resultante de atividades humanas desordenadas, causando perturbações, a curto, médio e longo prazo, nos ecossistemas naturais.
Cadeia alimentar
A cadeia alimentar é uma seqüência de transferências de matéria e energia de um organismo para outro sob a forma de alimento, os diferentes elementos vivos que compõem um ecossistema cumprem papéis específicos podendo atuar como produtores, consumidores e decompositores.
Os produtores são seres autótrofos, sendo obrigatoriamente a base de qualquer cadeia alimentar, pois adquirem a energia através da fotossíntese. Os consumidores são os organismos que necessitam de se alimentar de outros organismos para obter a energia, uma vez que são incapazes de produzir seu próprio alimento. E os decompositores são organismos que atuam na transformação da matéria orgânica em matéria inorgânica. O equilíbrio do ecossistema depende da realização de cada uma dessas etapas e a interferência em um determinado nível trófico pode ocasionar um desequilíbrio ecológico colocando toda a cadeia em risco.
Teia Alimentar
É o conjunto de cadeias alimentares que interagem num ecossistema, ou seja, é o fluxo de matéria e energia que passa dos produtores aos consumidores por numerosos caminhos opcionais que se cruzam. Os seres não participam necessariamente apenas de uma cadeia, esses animais pertencem a cadeias alimentares diversas, e se posicionam em diferentes níveis tróficos.
O que pode estar causando a Extinção
Muitas espécies vegetais e animais já desapareceram da Terra e