Plano de negocio
Como agem as empresas de melhor reputação. Uma pesquisa exclusiva lista as companhias com melhor reputação no Brasil — e mostra que relacionamento faz toda a diferença na hora de construir uma marca.
Fábrica da Natura: o bônus depende da relação com vários públicos
São Paulo - Uma regra inegociável faz parte do pacote de entrada da fabricante de cosméticos Natura a cada nova operação que inicia fora do Brasil — não investir um centavo sequer em publicidade pelo menos nos primeiros quatro anos. Antes de alardear sua chegada, a empresa se dedica a estabelecer laços sólidos com parceiros locais.
O primeiro deles é sempre seu exército de consultoras, como a companhia chama suas vendedoras porta a porta. Na Colômbia, sua incursão estrangeira mais recente, tudo começou em 2007 com um grupo de algumas dezenas de mulheres. Hoje, são mais de 50 000.
Nos sete países em que atua, a Natura já soma um batalhão de 1,6 milhão de vendedores, 92% dos quais são mulheres. Ganhar a confiança de quem tem a função de embaixador da marca é crucial para que o negócio dê certo. É um fato do qual os executivos da companhia tentam se lembrar o tempo todo.
O grupo dos dez principais executivos da empresa tem metas individuais que refletem o bom relacionamento com consumidores, fornecedores e sociedade em geral. Se uma delas não é atingida, não há bônus.
“Uma boa reputação se constrói ao longo do tempo e com um relacionamento, mostrando coerência entre o que se fala e o que se faz”, diz Alessandro Carlucci, presidente da Natura, apontada pelo segundo ano consecutivo como a empresa com a melhor reputação no Brasil, de acordo com um levantamento realizado com exclusividade para EXAME.
Elaborado pela consultoria espanhola Merco e com o apoio do Ibope, o levantamento foi realizado de fevereiro a abril deste ano de 2014, com cerca de 2 500 entrevistados.
O processo de elaboração do ranking se divide em quatro etapas. Na