Impactos Ambientais
Atualmente, nos deparamos com vários métodos de AIA conhecidos; que facilitam nosso cuidado com o meio ambiente, assim como nos dão uma previsão dos efeitos positivos ou negativos de um determinado projeto em nosso meio. Alguns desses métodos serão explicados a seguir.
MÉTODO CHECKLIST - Listagens de fatores e impactos ambientais
As listagens de controle possibilita uma identificação e enumeração dos impactos a partir de um diagnóstico realizado por especialistas. Têm como vantagem o favorecimento na visualização dos fatores, ainda que não identifiquem a dinâmica entre as características e os impactos. Existem quatro tipos de listas: descritiva, comparativa, em questionário e ponderável. Um exemplo é o Método Batelle.
MÉTODO MATRIZES DE INTERAÇÃO -Listagem de controle bidimensional
São técnicas bidimensionais que consiste em assinalar todas as possíveis interações entre ações e fatores, para, em seguida, estabelecer em uma escala de 1 a 10, a magnitude e a importância de cada impacto identificando se ele é positivo ou negativo. É representado por um gráfico que relaciona os impactos de cada ação com o fator ambiental a partir de quadrículas definidas pelo cruzamento de linhas e colunas onde as linhas podem representar as ações impactantes e as colunas, os fatores ambientais impactados. Neste método, não há uma identificação objetiva da magnitude dos impactos, mas se pode contar com uma visão ampliada da relação entre ação e impacto e com um baixo custo. Temos o Método Leopold e o Fisher-Davies como exemplos deste.
MÉTODO REDES DE INTERAÇÃO (networks) - Gráfico ou diagrama da cadeia de impacto
Permite estabelecer a sequência de impactos ambientais causados por uma ação, através de gráficos ou diagramas, permitindo traçar o conjunto de ações que o causaram direta e indiretamente, assim como permite avaliar medidas amenizadoras. Sua vantagem é que faz uma abordagem integrada dos impactos, determinando-os