Impactos ambientais
Rio Grande do Sul – Campus Sertão
Ensino Médio Técnico Integrado
Geografia
Impactos Ambientais
Dia 11 de abril de 2013, Campus Sertão.
Impactos Ambientais
Introdução
Impacto Ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou por energia resultante das atividades humanas que, direta e indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem estar da população; as espécies de plantas e animais; as atividades sociais e econômicas; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais.
Portanto, a definição de Impacto Ambiental está associada à alteração ou efeito ambiental considerado significativo por meio da avaliação do projeto de um determinado empreendimento, podendo ser negativo ou positivo.
O positivo está sendo realizado uma modificação no ambiente mas, o mesmo é para um fim benéfico. Exemplos de Pontos Positivos são: novos empreendimentos, obras de revitalização, criação de novas empresas, entre outras. Bom mas não é bem assim, segundo a legislação Ambiental Brasileira medida mitigadora é adotar alguma coisa que vá minimizar, diminuir o efeito do impacto ambiental negativo. Exemplo, construir uma casa com produtos ecologicamente corretos.
O ponto Negativo é que independente de tudo que ocorre dentro da lei, existe sempre algo como uma empresa que realiza alguma atividade clandestinamente como destinar resíduo sólido em local inadequado, lançar efluente contaminado in natura em um corpo receptor ou lançar poluentes tóxicos sem tratamento no ar é impacto ambiental negativo.
O objetivo de se estudar os impactos ambientais é, principalmente, o de avaliar as consequências de algumas ações, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução