Impacto da TI na Administração
Avaliação do impacto dos sistemas ERP sobre variáveis estratégicas de grandes empresas no Brasil
O artigo apresenta os resultados obtidos através de uma pesquisa realizada numa amostragem de 500 empresas, selecionadas na lista de melhores empresas do ano 2000, apresentada pela revista Exame. Essa pesquisa analisa os impactos e resultados obtidos com a implantação sistemas ERP nos ambientes de gestão das empresas.
Davenport (2000) define os sistemas ERP como pacotes de aplicações computacionais que dão suporte à maior parte das necessidades de informação das organizações, sendo derivado dos sistemas MRP (Manufacturing Resource Planning). O ERP se diferencia dos demais sistemas pela integração das informações da empresa, por meio do uso de um banco de dados único para toda a organização. Ele é composto de módulos integrados que atendem a cada área funcional ou processo, como Finanças, Produção, Custos, Vendas, RH etc.
A aplicação da TI pode trazer ganhos significativos a uma organização, mas a escolha e seleção da tecnologia adequada dependem de profundo entendimento das estratégias adotadas pela empresa e das consequências desta escolha sobre as variáveis estratégicas, o desconhecimento de tais estratégias e objetivos podem levar a uma escolha errada da tecnologia impactando negativamente no dia a dia empresarial.
De acordo com alguns autores, o sistema de ERP são considerados, no mínimo, o preço de entrada no mundo dos negócios. Portanto, uma empresa deixar de tê-los em seu portfólio de gestão pode ter um custo alto e oferecer uma vantagem competitiva a seus inimigos de mercado.
A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas:
Primeira Etapa: Pesquisa Exploratória. Primeiramente, a pesquisa exploratória buscou conhecer e dimensionar a amostra (via telefone) para identificar, entre as 500 empresas, as que possuíam um ERP. O quadro abaixo foi obtido como resultado dessa etapa.
Segunda etapa: aplicação do