Artigo Impacto
Organizacional
Autoria: Ricardo Lebbos Favoreto, Eliana Cláudia Mayumi Ishikawa, Gabriela Lebbos
Favoreto, Gustavo Pitta Lopes Aquino, Jaqueline Lebbos Favoreto
Resumo do artigo
Comunicação interna e TI são dois importantes objetos de estudo da administração moderna. O atual contexto informacional, feitio do entorno das organizações, confere relevância singular aos objetos sob análise. A demanda pela gestão da informação ocasiona que se atente para técnicas capazes de aprimorar os processos comunicativos internos, uma vez que deles resulta o tratamento da informação. Ademais, o aumento da complexidade das relações negociais exige uma comunicação interna que permita à organização influenciar o ambiente em que atua e, ao mesmo tempo, refleti-lo, com respostas satisfatórias. Assim, nesse clima de perspectivas, são vislumbrados potenciais impactos favoráveis dos recursos de TI sobre a comunicação interna. O objetivo deste artigo é elencar alguns deles, perpassando-se, liminarmente, pelo discurso de alguns importantes aspectos relacionados à comunicação interna e à TI. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica.
Os principais resultados obtidos indicam serem os impactos causados pela TI bastante úteis às organizações modernas, face ao contexto ambiental. Ainda, para que se obtenha uma evolução da comunicação condizente com as necessidades organizacionais, é imprescindível que sejam consideradas as peculiaridades de cada organização, a fim de que os impactos gerados contribuam efetivamente para uma comunicação interna alinhada às estratégias de negócio.
1 INTRODUÇÃO
Os procedimentos comunicativos compõem um conjunto de fatores críticos para o êxito das atividades organizacionais. Por constituir-se a organização de um agrupamento pessoal, a comunicação é elementar à sua existência; é concatenação das partes
– um atamento imprescindível à formação do todo. As ocorrências