segunda lei de newton
Objetivo:
Provar e verificar experimentalmente a segunda lei de Newton, conhecida também com lei da inércia. Para isso vamos usar do plano horizontal e vertical pra demonstrar tal teoria. Introdução:
Durante muito tempo, os problemas relacionados ao movimento era uma incógnita, com isso começou a surgiu a filosofia natural para tentar solucionar tais problemas. Porém foi somente com o surgimento de Galileu e Newton que houve um progresso no assunto. Esse progresso foi extraordinário, levando em conta a época do ocorrido, Isaac Newton elaborou as famosas 3 leis do movimento, conhecida mundialmente como as 3 leis de Newton. Tais conceitos revolucionou a idéia do movimento.
O experimento realizado no laboratório foi tentar provar a segunda lei de Newton ,tal lei pode ser considerada a definição do conceito de força na mecânica, define-se em termos do efeito que produz sobre os corpos em que atua. Para melhor entendimento da lei vamos usar do exemplo abaixo:
Um corpo sob a ação de uma força é acelerado.
Duplicando a força sobre a mesma massa m, sua aceleração duplica.
Triplicando a força sobre a mesma massa m, sua aceleração triplica.
Sendo que para este corpo sua massa é sempre constante, podemos defini-la, numericamente, como a razão entre a força F aplicada no corpo e a aceleração por ele adquirida. É importante notar que esta definição de massa foge da que temos inicialmente, que massa é a quantidade de matéria que determinado corpo possui.
A definição numérica de massa nos leva à equação:
Se sobre essa mesma superfície colocarmos um bloco de massa m2 e sobre ele aplicarmos a mesma força F, este corpo adquirira uma aceleração a2.
Assim concluímos também que m1 . a1 é proporcional a m2 . a2 , então quanto maior a massa de um corpo maior é a força necessária para acelerar este corpo
Materiais utilizados:
No nosso experimento foi utilizado os seguintes materiais:
1)Trilhos