esenha do artigo O impacto dos gestores narcisistas de Roy Lubit
931 palavras
4 páginas
Resenha do artigo O impacto dos gestores narcisistas de Roy LubitAo se observar e analisar as principais características dos gestores dentro de uma organização, percebe-se claramente que existem vários tipos de gestores. O grupo de gestores escolhido por Lubit para uma análise mais detalhada, diz respeito aos denominados “gestores narcisistas destrutivos”.
O texto se inicia, levantando uma questão sobre a origem do termo “narcisista destrutivo”. O estudo das diferentes formas de narcisismo, expressas pelo serumano, não se constitui em um tema novo, todavia, seu estudo, levando-se em consideração o contexto organizacional, tem sido objeto de pesquisas na área da administração, da sociologia, da psicologia organizacional, dentre outras áreas, despertando um grande interesse por parte das organizações.
No presente artigo, o autor apresenta dois tipos de narcisismo existentes no contexto organizacional, sobretudo, manifesto na pessoa do gestor. Ele apresenta uma comparação das principais características do que se denomina “narcisista destrutivo” em detrimento ao chamado “narcisista saudável”.
Para o autor, o gestor que apresenta o denominado “narcisismo saudável” é visto sob uma ótica positivista, ou seja, um indivíduo que tem, dentre outras características, uma auto-estima relativamente sólida, sabe tomar decisões e se importa com os outros.
Por outro lado, o autor compara esse tipo de gestor com o denominado “narcisista destrutivo” referindo-se aquele que, sobretudo, só pensa em seu bem-estar, possui uma auto-estima frágil e é incapaz de expressar qualquer forma de compaixão pelo próximo.
Nesse artigo, o comportamento dentro de uma organização, dos denominados “gestores narcisistas destrutivos” é detalhadamente estudado e algumas características principais desse tipo de gestor, são apresentadas. O artigo visa alertar o leitor sobre o risco de uma empresa possuir em seu quadro funcional, certas pessoas que não conseguem pensar no todo da