Impacto da cultura organizacional no desempenho da empresa
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: CULTURA ORGANIZACIONAL
DOCENTE - ADRIANO BRAGA
Impacto da cultura organizacional no desempenho da empresa
ITUAÇÚ
2012
A importância estratégica da cultura organizacional tem sido sugerida e estudada por diferentes autores. Neste trabalho tem-se como principal objetivo explorar o impacto da cultura organizacional no desempenho da empresa. A pesquisa foi conduzida em quatro Estados do Brasil, com 478 indivíduos do corpo gerencial, participantes de 13 empresas brasileiras do setor têxtil. Quanto ao enfoque metodológico, optou-se por linha de investigação mais quantitativa: este tipo de análise requer o exame de múltiplas organizações para serem comparadas. A coleta de dados realizou-se por meio de questionário estruturado, com apoio estatístico de várias técnicas, entre elas a análise de clusters. Os resultados encontrados apontam para duas direções: a cultura está significativamente associada ao desempenho organizacional e as empresas com cultura forte evidenciam melhor desempenho.
O sucesso das empresas depende largamente da sua cultura. As melhores empresas têm culturas fortes. Tal como acontece no desporto (sendo o Futebol Clube do Porto um bom exemplo), as melhores equipes não são necessariamente as que dispõem de mais recursos são as que mais inspiram a lealdade, dedicação e motivação em todos os seus colaboradores. Ainda que a cultura organizacional das empresas vencedoras se possa revestir das mais variadas formas, o seu ponto comum é o compromisso de todos perante a consecução dos objetivos.
Cada empresa tem a sua cultura distinta, e todos os aspectos de uma organização são influenciados pela forma como funciona a cultura. Por isso, é de extrema importância para as empresas perceberem o que é a cultura e como funciona. É estrategicamente importante saber se a cultura da organização está a ajudá-la a responder às solicitações do ambiente, ou se