Questões para discussão - cap. 3
(1) Independente do tipo de organização, o ambiente é uma força poderosa com impacto no sucesso ou no insucesso das organizações. Cabe aos administradores monitorarem e analisarem o ambiente organizacional para detectar potenciais oportunidades e ameaças para suas organizações.
Nem todos os elementos do ambiente organizacional exercem a mesma influência na organização.
O ambiente externo é o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização, tais como: fatores tecnológicos, econômicos, socioculturais, meios de comunicação social, clientes, etc. Já o ambiente interno é composto pelos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas. Todos esses fatores possuem grande influência na ação gerencial. Concordo mais com a visão simbólica de administração, pois a atuação do administrador é limitada por forças externas e internas à organização, o que diminui a sua influência no sucesso ou no fracasso da organização. Apesar disso, também é verdade que os administradores são, teoricamente, muito mais capacitados que os demais profissionais para encontrar meios e saídas para que a organização alcance os resultados esperados, realidade esta que se encaixa na visão onipotente de administração.
(2) O termo “ambiente organizacional” refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm potencial para influenciar seu desempenho.
Na teoria dos sistemas, as organizações estabelecem uma relação de interdependência mútua com o ambiente externo, recebendo recursos e insumos e alimentando-o com produtos e serviços.
(3) A cultura organizacional é definida como um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida por meio de histórias, rituais, lendas, símbolos,