Imagens do outro: outras crianças
OUTRAS CRIANÇAS
RESUMO DO TEXTO
No texto “ As outras Crianças”, M. Esperanza Figa retrata de uma forma poética a busca pelo reconhecimento do “eu” interior no outro, da possibilidade de nos colocarmos no lugar do outro e tentar imaginar suas ações e reações diante das mais diversas situações, inclusive de um momento de exclusão do meio em que se vive. Assim, ele retrata a vida das crianças que vivem nas ruas de Garibaldi e Chapultepec que encontram nas ruas uma maneira de viver “sem” regras, “ruas sem limites, sem fronteiras e ao mesmo tempo o limite com os demais”.
BIBLIOGRAFIA
Imagens do outro/Jorge Larrosa, Núria Pérez de Lara, organizadores; tradução de Celso Márcio Teixeira – Petrópolis, Rj: Vozes, 1998.
FRITIZEN, Silvino José, Exercícios práticos de dinâmica de grupo e relações humanas – Petrópolis, Vozes, 1981.
Roteiro de Apresentação___________________________________________
1. Introdução do tema e autor – M. Esperanza Figa – fez estudos de Psicologia Social na Universidade Autônoma Metropolitana de Xochimilco no México, e seu projeto de final de carreira foi uma experiência de intervenção com os meninos de rua de sua cidade. Tal projeto tornou-se um compromisso de trabalho com os meninos e meninas de Garibaldi e Chapultepec ao longo de quatro anos. É membro ativo do grupo Crítico para a Saúde Mental. (+- 5min)
2. Explanação do conteúdo do texto (+- 7min cada uma).
3. Finalilzação com dinâmica relacionando a mesma com o texto DINÂMICA –
OBJETIVOS: (A) VIVENCIAR O DESEJO DE NERECER CONSIDERAÇÃO E INTERESSE. (B) SENTIR A ALIENAÇÃO, O ISOLAMENTO, A SOLIDÃO, A SENSAÇÃO DE ESTAR EXCLUÍDO DE UM GRUPO.
TAMANHO DO GRUPO: QUALQUER TAMANHO, UMA VEZ QUE SERÃO ESCOLHIDOS MEMBROS PARA PARTICIPAÇÃO DO EXERCÍCIO
TEMPO REQUERIDO: APROXIMADAMENTE 15 MINUTOS.