iluminação e arquitetura
2)Palavras chave: Arquitetura, Condições climáticas,Conforto térmico,Radiação solar, Intensidade luminosa
3)Resumo
2.1 O clima como principal variável do projeto.
A relação de equilíbrio entre homem, clima e arquitetura é o que se espera de uma atividade essencialmente humana.Dessa maneira, a arquitetura vem como um modificante do ambiente afim de proteger o homem das condições naturais mais desfavoráveis, porém sempre respeitando as características físicas e climáticas do local onde se instala.
Para tanto, deve-se primeiro analisar o clima do sítio através de suas varáveis, posteriormente as exigências humanas e funcionais de que a edificação deve dispor e, finalmente, a fusão dessas duas análises proporciona as diretrizes finais para a construção.
O clima é composto pela união do micro clima e macroclima e tem a radiação solar como fator de destaque.
Vários critérios promovem suas diferentes classificações tais quais: clima quente seco,polar etc.Mediante a relação da arquitetura com cada categoria citada, podemos perceber o surgimento de três subáreas( iluminação, conforto térmico e ventilação) que devem ser pensadas previamente a uma construção.
Quando a relação homem-clima-arquitetura for finalmente encarada como um elo inseparável, a arquitetura será novamente verdadeira e bela ,respeitando o homem.Utilizemos, pois , as tecnologias para viabilizar soluções que fortaleçam esse elo e não como forma de enfrentamento desrespeitoso das condições naturais
2.2 Disponibilidades de luz natural
Os principais fatores de determinação da disponibilidade de luz natural são: sazonalidade, clima, qualidade do ar e características físicas e geográficas.
A maior parte da luz recebida pela terra é do tipo solar refletida pela abóboda celeste. Para auxílio de estudos, classificou-se o