Desoxiribonucleic Nucleic Acid
O DNA (Desoxiribonucleic Nucleic Acid) é um polímero longo e linear, da família dos chamados ácidos nucleicos - uma das classes de compostos orgânicos constituintes dos seres vivos - dos quais também faz parte o RNA (Ribonucleic Nucleic Acid). Encontra-se principalmente no núcleo celular e contém informação numa forma que pode ser transmitida de geração em geração.
Como polímero, a sua estrutura constrói-se tendo como base monómeros que se ligam entre si.
Os monómeros dos ácidos nucleicos são os nucleotídeos, sendo cada um destes constituído por uma pentose (açúcar), um grupo fosfato e uma base azotada.
FOSFATO
BASE
Fig 1: Nucleotídeo - estrutura base
No caso do DNA o açúcar é a desoxirribose, assim chamada porque a ribose que lhe deu origem possui um oxigénio a menos no carbono 2 (a pentose do RNA é a ribose).
Fig 2 : pentoses dos ácidos nucleicos
A desoxirribose liga-se ao grupo fosfato pelo grupo hidroxilo do seu carbono 5´-ligação fosfoester. A base encontra-se ligada pelo carbono 1´da pentose numa ligação glicosídica do tipo N.
Fig 3 : nucleotídeo de DNA
Os nucleotídeos estão ligados entre si por ligações covalentes denominadas de ligações fosfodiéster. Estas ligações estabelecem-se entre o grupo hidroxilo do carbono 3´de um nucleotídeo, e o fosfato do carbono 5´do nucleotídeo adjacente, com remoção de uma molécula de água (H2O).
Fig 4 : ligação entre dois nucleotídeos
Este facto determina que as cadeias de DNA cresçam no sentido de 5´para 3´.
Fig 5 : crescimento da cadeia de DNA
As bases dividem-se em duas classes: purinas e pirimidinas. Purinas : São as bases que possuem 2 aneis de carbono e azoto - adenina
- guanina Pirimidinas : Bases que possuem apenas 1 anel de carbono