Iluminação e arquitetura em Arquitetura e Clima
Iluminação e arquitetura em Arquitetura e Clima
Editora Geros Arquitetura
São Paulo, 2007 (Pgs 11-23)
Bibliografia:
Nelson Solano Vianna, formado como arquiteto em 1978, concluiu seu mestrado em 2001 pela FAU USP, atualmente atua como diretor da Geros Arquitetura Ltda. além de lecionar o curso de pós graduação - especialização em conforto ambiental e conservação de energia (CECACE) da USP desde 2000.
Joana Carla S. Gonçalves é graduada emArquitetura e Urbanismo pela UFRJ, tem mestrado em Environment and Energy - Architectural Association Graduate School e doutrorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Atua como professora na FAU USP e é orientadora do programa de pós graduação Sustainable Environmental Design.É experiente na área de arquitetura bioclimática, conforta ambiental e eficiência energética.
Palavras Chave: Homem, Satisfação, Clima, Condições, Planejamento.
Resumo:
O texto evidencia os fatores climáticos e soluções que proporcionam uma satisfação e conforto ao homem. A arquitetura procura respeitas essas características físicas e climáticas, de modo a driblar condições naturais desfavoráveis. Para se estabelecer uma relação estável entre homem, arquitetura e clima, é necessário conhecer o clima do local onde vai se projetar e avaliar as exigencias humanas para um melhor conforto antes da elaboração do projeto, que deve levar em conta diversos fatores, como radiação solar, temperatura, umidade e ventos. Além disso, ao se projetar, deve-se pensar na eficiência do uso desses fatores. Utilizar aberturas em locais estratégicos, integrar a iluminação natural e trabalhar nela, pensar na influência da qualidade do ar, que também pode interferir na iluminação do local, etc.
Citações:
"A arquitetura como uma tentativa de dar à habitação do homem as melhores condições para tal(...)" Pg. 11
"O projeto do Edifício (...) pela e na Arquitetura." Pg. 12
"Ela é a causa de todos os fenômenos