Ilhas salomão
Política
A forma de governo das Ilhas Salomão é a Monarquia parlamentarista,onde o rei (no caso,Rainha Elizabeth II)ó é uma figura e o poder é dos membros do Parlamento,composto por 50 pessoas eleitas por votação,para um mandato de 4 anos.Os Principais partidos são: Liberal das Ilhas Salomão (Silp), Progressista do Povo, Grupo pela União Nacional e pela Reconciliação (Gnur), da Aliança do Povo (PAP). A Constituição em vigor é a de 1978 e possui 4 distritos subdivididos em conselhos de governo. A capital é Horinara.
Área total
A área total do país possui cerca de 28 450 km2,sendo a segunda maior nação insular do Pacífico Sul, depois de Papua Nova Guiné – com mais de 5 000 km de costa, com uma população de cerca de 480 000 habitantes. Densidade populacional é de 19,8 pessoas por km2.A área ocupada por terra é de 27 990 km2,o que corresponde a 96,9% da área total.
Relevo
O relevo das Ilhas Salomão é bastante montanhoso e acidentado,coberto por densas florestas de clima equatorial com altos índices de pluviosidade,colaborando para um bom desenvolvimento da fauna e da flora.O relevo também conta com vulcões ainda ativos,por conta da atividade sísmica presente na Oceania.
População A população das Ilhas Salomão é de cerca de 523 mil habitantes,sendo composta por melanésios (93%), polinésios (4%), micronésios (2%) e outros (1%).O idioma oficial é o inglês e 96% da população é da religião