Fortalecimento do poder dos reis
Burguesia:
Era um novo grupo social, composta principalmente de comerciantes, criada devido ao revigoramento do comércio e das cidades.
Os burgueses aproximaram-se do rei em busca de proteção e favores. Alguns reis interessados no dinheiro da burguesia passaram a fazer leis favoráveis a ela. Em troca da proteção recebida, muitos burgueses doavam dinheiro ao rei. A nobreza, empobrecida como fracasso das Cruzadas, também se aproximou do rei para pedir ajuda militar, a fim de reprimir a revolta dos camponeses. Os camponeses recorriam ao rei esperando que ele os defendesse contra o abuso dos senhores feudais.
Monarquia:
É ou são os países que são governados por reis ou rainhas.
Formação de Portugal
No século XI, Henrique de Borgonha ganhou do rei de Leão e Castela uma faixa de terra (o Condado Portucalense) por participar das Cruzadas. Seu herdeiro (Afonso Henriques) também participou das Cruzadas e ao mesmo tempo lutava para conseguir a independência do Condado. Em 1139 ele alcançou seu objetivo e se tornou o 1º rei de Portugal.
Formação da Espanha
Na região vizinha de Portugal, os cristãos que participavam das Cruzadas eram liderados pelos reis de Aragão e Castela. Em 1469, esses reis (Fernando de Aragão e Isabel de Castela) se casaram e unirão forças contra os árabes. Em 1492, seus exércitos reconquistaram o território de Granada (ultimo reduto árabe na Península Ibérica). Anos depois, com a reconquista de Navarra, completou-se a formação da Espanha.
A Monarquia Inglesa
Guilherme (duque da Normandia) conquistou a Inglaterra e tornou-se o seu 1º rei. Ele exigiu fidelidade da nobreza, proibiu guerras particulares entre os nobres e nomeou funcionários reais para administrar os condados.
Henrique II se tornou herdeiro do trono, exigiu que todas as questões fossem julgadas por tribunais reais e não pelos da nobreza e deu continuidade a centralização do poder. Mas Ricardo Coração de Leão (seu