Absolutismo
Absolutismo e Expansão Marítima
Centro Educacional XX
Série/Turma: 1º "X"
Nome:________________________________________________________________ nº:_____ Nome:________________________________________________________________ nº:_____ Nome:________________________________________________________________ nº:_____ Nome:________________________________________________________________ nº:_____ Nome:________________________________________________________________ nº:_____ Nome:________________________________________________________________ nº:_____ Nome:________________________________________________________________ nº:_____ Nome:________________________________________________________________ nº:_____ Nome:________________________________________________________________ nº:_____
Introdução
O absolutismo foi a centralização despótica do poder nas mãos de um soberano. Os meios usados por estes monarcas para conseguir e justificar a centralização total do poder nos ajudam a evitar que isso ocorra nos nossos dias.
O mais notável resultado da economia mercantil foi a expansão marítima, que levou mercadores a percorrer todo planeta. Preocupada em desenvolver o comércio, buscando novas áreas para explorar e novas mercadorias para negociar, a burguesia europeia, devidamente amparada pelo Estado, na figura de seu principal aliado, que era o rei, cruzou os oceanos em uma das maiores aventuras humanas.
O absolutismo
Sistema político e administrativos onde o reconcentrava grande parte do poder em suas mãos. Esse sistema vigorou na Europa entre dos Séculos VI ao XVIII (Antigo Regime). Absolutismo é regime político que defende que o monarca deve obter um poder absoluto, isto é, independente de outro órgão, seja ele judicial, legislativo, religioso ou eleitoral.
Os Estados Nacionais surgiram do fortalecimento da autoridade do rei, apoiado pela burguesia e parte da nobreza. Os burgueses apoiaram material e politicamente os monarcas porque estavam