Tendências contemporâneas
Talvez o estudo da Administração tenha, de certo modo, abandonado as grandes teorizações: na prática as tendências contemporâneas se apresentam, algumas vezes mero modismos, apresentando técnicas ou metodologias específicas a serem aplicadas nas organizações.
Podemos listar muitas: aprendizagem organizacional (learning organizations); balanced scorecard; benchmarking; coaching e mentoring; empowerment; gestão horizontal; gestão pela qualidade total; gestão por livro aberto (open-book management); organização, sistemas e métodos (OSM); reengenharia, terceirização (outsourcing). Veremos algumas.
Balanced Scorecard
O conceito do Balanced Scorecard (BSC) foi desenvolvido por Kaplan e Norton. Sua concepção é relativamente simples: a empresa analisa seu ambiente, sua missão, e estabelece metas e estratégias para alcançá-las, que deverão se traduzir em ações e resultados.
Para que a empresa possa acompanhar o andamento do que tiver decidido, poderá utilizar o BSC, literalmente cartões de desempenho balanceados, onde poderá anotar as realizações e compará-las com as previsões.
O balanceamento refere-se a que as metas e ações não estarão centradas em medidas financeiras, ou volumes de produção, mas distribuir-se-ão em diversas dimensões:
Financeira, referente aos resultados que interessam aos sócios: lucros e patrimônio;
Consumidores, referente à posição da empresa no mercado, incluindo satisfação dos clientes, disponibilidade de produtos competitivos;
Processos, com indicadores de eficácia e eficiência, da garantia de disponibilidade dos recursos necessários (insumos);
Conhecimento, que diz respeito ao domínio tecnológico da atividade, incluindo, principalmente, as capacidades de aprender e inovar, para sustentar o desempenho futuro da organização.
A partir do Balanced Scorecard da organização como um todo, são definidos os BSCs dos níveis inferiores, num processo de cima para baixo, até que cada setor ou