Politicas economicas
Daliane Hang
Prof.Sandra Regina Sebold Schlichting
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ciências Contábeis (ADG 0201) – Empreendedorismo
03/12/2012
RESUMO
O planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa em metas alcançáveis. O planejamento de um negócio é um estudo do ramo em que se pretende atuar, no qual se formaliza a ideia, levantam-se as oportunidades de mercado, dimensiona-se o investimento e estimam-se os riscos.
Hoje é inconcebível não planejar, pois a concorrência está bastante acirrada.
Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso do que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
O empreendedor deve construir um plano de negócio, onde organiza as informações coletadas sobre a empresa que deseja montar.
No plano de negócio ficam registrados o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing e o plano financeiro que viabilizará a nova empresa.
Palavras-chave: planejamento. Desenvolvimento. Plano de negócios.
1 INTRODUÇÃO
O planejamento de um negócio é um estudo do ramo em que se pretende atuar, no qual se formaliza a ideia, levantam-se as oportunidades de mercado, dimensiona-se o investimento e estimam-se os riscos. Essas informações são as mínimas necessárias para avaliar a viabilidade de qualquer negócio. É, pois um roteiro detalhado, onde se pode detectar possíveis problemas e imprevistos que poderão surgir após a implantação da empresa. Fornecendo-lhes subsídios para avaliar e estudar possíveis medidas a serem adotadas a fim de elimina-los ou, pelo menos, atenua-los. O estudo do mercado consumidor é importante para o empreendimento, pois abrange as informações necessárias para a identificação dos prováveis compradores.
O conhecimento de alguns aspectos da vida das empresas deve permitir a