Quem descobriu a Oceania
Na Austrália o ambiente é árido com grandes variações térmicas nos desertos, tropical no norte e temperado e úmido no leste. Cortada pelo trópico de capricórnio, a Autrália tem grande parte do seu território na zona tropical.
A Nova Zelândia um país insular da Oceania o clima é temperado do tipo oceânico, com variações sazonais, as temperaturas vão diminuindo conforme se avança na direção sul. As chuvas são bem distribuídas mais abundantes no norte do país e no sudeste da ilha do sul.
Já a Papua Nova Guiné, tem clima quente e úmido com ventos de monção. As temperaturas mais baixas são registradas na área de maior altitude. Nas ilhas menores de forma geral, predominam o ambiente equatorial e tropical com chuvas abundantes e tufões frequentes.
As monções são um fenômeno típico da região sul e sudeste da Ásia, onde o clima é condicionado por massas de ar que ora viajam do interior do continente para a costa, monção continental, ora da costa para o continente, monção marítima.
Quem descobriu a Oceania?
por Mariana Nadai | Edição 127 per-127-descobriu-a-oceania fernão de magalhães
O navegador Fernão de Magalhães foi o primeiro não-nativo a aportar em terras da atual Oceania – mais especificamente nas ilhas Marianas –, em 1521. Mas o português só deu uma passada para coletar mantimentos, morreu no mesmo ano, nas Filipinas, sem saber da descoberta – patrocinado pelo reino da Espanha, ele queria mesmo era achar um novo caminho, mais rápido, para as Índias.
A partir daí, a região foi sendo explorada por portugueses, espanhóis e holandeses, mas nenhuma das nações queria colonizar o novo