Ikonos
Em janeiro de 2000 o IKONOS tornou-se o primeiro Satélite de Observação da Terra a oferecer imagens de alta resolução para uso comercial e além das aplicações comerciais, possui uma ampla aplicabilidade em trabalhos científicos que necessitam de dados e informações detalhadas da superfície terrestre.
O IKONOS possui sensores que operam no visível e infravermelho próximo e obtém imagens pancromáticas e multiespectrais com resolução espacial de 1 metro e 4 metros respectivamente. Podem ser programados para adquirir imagens stereo visando a elaboração de Modelos de Elevação Digital (DEM) ou Modelos Digitais de Superfície (MDS).
Satélite Ikonos
O satélite IKONOS II foi lançado no dia 24 de Setembro de 1999, e está em fase operacional desde o inicio de janeiro de 2000. Ele é operado pela SPACE IMAGING que detém os Direitos de Comercialização a nível mundial. Ele gera imagens com até 1 m de resolução espacial: Nunca antes algum outro satélite comercial conseguiu atingir esse nível de detalhamento.
O que era usado como sendo imagens de alta resolução para fins militares está agora comercialmente para qualquer área da América Latina para os clientes da ENGESAT que é Distribuidora Autorizada da SPACE IMAGING. Esta tecnologia para aplicações civis são conseqüência direta da liberação tecnológica iniciada em 1994 pelo Governo Americano. Tais imagens de alta resolução já são realidade e estão revolucionando o mercado de imagens de satélites, no Brasil e no exterior.
Entendendo melhor as características do IKONOS
* Com 1 m de resolução no modo PAN e PSM ele oferecer a mais fina resolução espacial possível entre as imagens orbitais atualmente disponível. Ele permite discriminar objetos de 1 m² de