Satelite ikonos
SATÉLITE IKONOS
1 SATÉLITE IKONOS
O programa Ikonos do grego icon que significa imagem, prevê o lançamento de uma série de satélites. O Ikonos é um satélite de alta resolução espacial operado pela empresa GeoEye/Space Imaging, que detém os direitos de comercialização em nível mundial, fora da Índia. Em abril de 1999, o primeiro satélite da série o Ikonos-I por problemas técnicos, não chegou a ser colocado em órbita, e com isso, o projeto do Ikonos-II foi adiantado para entrar em órbita em 24 de setembro de 1999 (MOREIRA,2005).
Em janeiro de 2000 o Ikonos –II entrou em fase operacional tendo vida útil determinada até 2009, e tornou-se o primeiro Satélite de Observação da Terra a oferecer imagens de alta resolução para uso comercial. Além das aplicações comerciais, possui uma ampla aplicabilidade em trabalhos científicos que necessitam de dados e informações detalhadas da superfície terrestre (EMBRAPA, S/D).
O que vinha sendo usado como sendo imagens de alta resolução para fins militares está agora comercialmente disponível para qualquer interessado, civil ou militar, seja pessoa física ou jurídica (ENGESAT,S/D).
1.1 As principais características técnicas do satélite IKONOS II e de seus produtos.
Com 1 m de resolução no modo PAN e PSM ele oferecer a mais fina resolução espacial possível entre as imagens orbitais, atualmente disponível. Ele permite discriminar objetos de até1 m² (ENGESAT,S/D).
Os sensores a bordo do Ikonos operam no modo pancromático e multiespectral. Logo, possibilitam a combinação de imagens adquiridas no modo pancromático (preto e branco), com 1 m de resolução, com imagens multiespectrais coloridas de 4 m de resolução, para a geração de imagens coloridas com 1m de resolução, combinando então as vantagens dos dois tipos de imagens, o que pode facilitar a interpretação visual e substituir em muitos casos o uso de fotografias aéreas. O satélite adquire os dois modos (PAN 1m e