premio de risco
(estrutura, como paredes e hidráulica) e conteúdo
(bens e mobília).
Como nem todas as seguradoras oferecem a opção de cobrir apenas uma das modalidades, é importante, se você se enquadrar em uma dessas situações, solicitar ao corretor a cotação das seguradoras indicadas no quadro de avaliação da pág. 22. Mas, caso você precise contratar ambas as coberturas (prédio + conteúdo), saiba que todas as 13 seguradoras analisadas neste teste aceitam esses riscos.
Outra dica importante é, ao escolher um corretor para auxiliá-lo na pesquisa de preços no mercado, verificar se a situação dele está regular na Susep (www.susep.gov.br), órgão que fiscaliza a maioria dos ramos de seguros, inclusive o residencial. Esse profissional pode ajudá-lo a contratar o seguro que seja mais considerados de maior risco , imóveis cons tru ídos EM madeira e casas de veraneio encarece m o seguro adequado ao seu perfil.
Para saber quanto de capital segurado a estipular, que é a importância em dinheiro fixada na apólice correspondente ao valor máximo estabelecido para o objeto de seguro, é preciso que você estime o prejuízo máximo nas coberturas de prédio e de conteúdo separadamente.
Para a de prédio, por exemplo, é preciso recalcular o valor de reconstrução do seu imóvel, verificando sua área total com base no Imposto
Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Caso seja uma casa, considere também o valor necessário para recompor o telhado e a garagem. Em seguida, vá até o site do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e acesse o Sistema Nacional de Pesquisa de
Custos e Índices de Construção Civil (Sinapi), que lhe fornecererá o custo médio, de acordo