Quimica
1 - Introdução
É muito comum ouvirmos as pessoas dizermos que alguma substância é acida. Geralmente, chegam a essa conclusão pelo sabor azedo que essa substância apresenta. Eles estão presentes em diversos alimentos que utilizamos muito como: o limão, a laranja, o vinagre e também em outras substâncias não comestíveis como a bateria de um automóvel que contém ácido sulfúrico, ou presente em produtos de limpeza como o ácido muriático, usado para limpar pisos. Do ponto de vista teórico, Arrherius (cientista sueco que propôs a teoria da dissociação iônica) definiu os ácidos como compostos que em soluções aquosas se ionizam,produzindo como íons positivos apenas cátion hidrogênio.
A base não é tão conhecida popularmente, mas pode ser considerada como uma substância com características químicas opostas as do ácido.Arrherius definiu as bases como compostos que por dissociação iônica, liberam, como íons negativos, apenas ânion hidróxido, também chamado de hidroxila.
Como podemos saber ser um acido é básico ou acido?
Existe um ácido mais ácido que outro ou uma base mais básica que outra?
Para a resolução dessas questões utilizamos uma escala de pH (potencial hidrogeniônico). A escala do pH varia de 0 a 14, sendo que de 0 a 6 a solução é considerada acida ,7 é neutra e de 8 a 14 ela é básica.
A medição e o controle do pH é muito importante para as mais variadas atividades humanas. Nas piscinas utiliza-se o cloro para manter o pH da água adequado para o banho. O pH do solo influência muito na qualidade dos alimentos,por isso usam produtos para manter esse sempre na proporção certa.
O pH pode ser medido por sensores elétricos, que medem a condutividade elétrica da solução.Mas outra maneira muito utilizada por químicos são os indicadores, que são dotados de propriedades halo crômicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio.
Os indicadores podem ser de extratos de flores, cascas de frutas ou