satélite ikonos
O nome Ikonos corresponde à palavra grega para "imagem". O lançamento do Ikonos-1 estava previsto para 1999 mas falhou não obteve sucesso no lançamento em abril de 1999. O Ikonos-2 deveria ter sido lançado em 2000, mas foi rebatizado com o nome IKONOS sendo lançado em 24 de Setembro de 1999 desde a Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia.O IKONOS é um satélite de alta resolução espacial operado pela Empresa GeoEye..
Em janeiro de 2000 o IKONOS tornou-se o primeiro Satélite de Observação da Terra a oferecer imagens de alta resolução para uso comercial e além das aplicações comerciais, possui uma ampla aplicabilidade em trabalhos científicos que necessitam de dados e informações detalhadas da superfície terrestre.
Características Gerais
Graças a essa agilidade e capacidade, e à sua órbita de 680 km de altura, o IKONOS é capaz de coletar o dobro de dados de alta resolução em comparação com seu concorrente mais próximo. Outras vantagens são a precisão planimétrica de 2m em relação ao solo e uma qualidade consistente em todo o campo de visão.
O IKONOS produz imagens com resolução espacial de 1m em branco e preto (pancromáticas) e de 4m, multiespectrais (vermelho, azul, verde, infravermelho próximo), que podem ser combinadas de várias formas, permitindo uma ampla gama de aplicações de imagens de alta resolução. O satélite IKONOS pesa aproximadamente 725 kg. Completa uma órbita ao redor da Terra a cada 98 minutos. O IKONOS foi lançado em órbita síncrona com o Sol, , possuindo capacidade de imageamento de uma mesma área a cada 3 dias para a latitude de (+/-) 40 graus. A freqüência de revisita (capacidade de imageamento de uma mesma área) aumenta para latitudes próximas aos pólos e diminui para latitudes próximas ao Equador.
Características dos Satélites IKONOS
IKONOS
Instituições Responsáveis
GeoEye
País/Região
Estados Unidos
Satélite
IKONOS-I
IKONOS-II
Lançamento
27/4/1999
24/09/1999
Local de Lançamento
Base da Força Aérea de