Satélite IKONOS
O satélite de altíssima resolução IKONOS II foi lançado em 24 de Setembro de 1999 e maçou a história do sensoriamento remoto mundial como primeiro satélite comercial de imageamento terrestre com 1km de resolução, tecnologia antes só disponível para militares. Operado pela empresa norte-americana GeoEye (também dona do satélite de mesmo nome) e é comercializado pela SPACE IMAGING que detém os Direitos de Comercialização em todo mundo (exceto na Índia).
O IKONOS possui o maior acervo de imagens de alta resolução do mundo e atualmente conta com um eficiente sistema de imageamentos novos por programas de satélite. Suas imagens de alta resolução (até 1m colorido) são preferidas do mercado: permitem trabalho até a escala 1:2500, em área urbana e rural com precisão, qualidade e com possibilidade de 3D.
O os sensores do IKONOS operam no visível e infravermelho próximo e obtém imagens pancromáticas e multiespectrais com resolução espacial de 1 metro e 4 metros respectivamente. Podem ser programados para adquirir imagens stereo visando a elaboração de Modelos de Elevação Digital (DEM) ou Modelos Digitais de Superfície (MDS).
As imagens do IKONOS são utilizadas em vários tipos de aplicações, como por exemplo: mapeamento, agricultura, manejo florestal, projetos de engenharias (estudos de traçados de dutos, linhas de transmissão, rodovias, barragens e etc.), monitoramento e impacto ambiental, turismo, defesa, planejamento territorial, entre outras.
Principais características técnicas do satélite IKONOS
Altitude
680 km
Inclinação
98,1º
Velocidade
7km / s
Órbita
Polar, circular, heliossíncrona
Duração da Órbita
98 minutos
Período de Revisita
3 dias
Tempo de Vida Projetado
8,5 anos
Tipo de Órbita
Sol-síncrona
Instrumentos de Sensores
PAN e MS
Resolução Espacial
Pancromática: 1m / Multiespectral: 4m
Imageamento
13km na vertical (cenas de 13km x 13km)
Capacidade de Aquisição de imagens
Faixas de 11km x 100km até 11km x