IKONOS
O IKONOS é um satélite de observação terrestre comercial. Foi o primeiro a obter imagens disponibilizadas ao público com resolução 1 a 4 metros por pixel. Permite a obtenção de imagens multiespectrais e pancromáticas. As imagens do Ikonos começaram a ser vendidas em 1 de Janeiro de 2000 pela empresa Space Imaging e atualmente pelas empresas GeoEye e ORBTEC.
História
O nome Ikonos corresponde à palavra grega para "imagem". O lançamento do
Ikonos-1 estava previsto para 1999 mas falhou. O Ikonos-2 deveria ter sido lançado em 2000, mas foi rebaptizado com o nome IKONOS sendo lançado em
24 de Setembro de 1999 desde a Base da Força Aérea de Vandenberg, na
Califórnia.
Órbita
O IKONOS tem uma órbita polar, circular heliossíncrona a 681 km de altitude.
Ambos os sensores a bordo podem abranger uma faixa com 11 km de largura.
Aplicações das imagens IKONOS:
A alta resolução do IKONOS muda até o modo de usar as imagens de satélites por ele gerado, pois se anteriormente um pixel continha vários objetos, agora, um objeto é comporto de vários pixeis ... Os algoritmos de interpretação mudam. O nível de detalhamento igualmente. O IKONOS tem capacidade para ser ampliado com qualidade até 1:2.500, sendo que irá oferecer a precisão cartográfica correspondente somente se corretamente produzido.
São inúmeras as aplicações potenciais que vão se tornar reais utilizando as imagens IKONOS, em quase todos os ramos que já usam imagens de satélites, e muitos outros que antes sofriam da limitação da resolução.
GIS (redes, telecomunicações, planejamento, meio ambiente )
Elaboração de Mapas Urbanos
Mapas de arruamentos e cadastro
Cadastro urbano e rural
Apoio em GPS
Uso e ocupação do solo (urbano sobretudo)
Meio Ambiente em escalas grandes
Arquitetura/Urbanismo/Paisagismo
Fundiário (regularização de propriedades, demarcação de pequenas glebas)
Engenharia (simulações mais