BLOCO CIRÚRGICO
Os materiais perfuro-cortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso, em recipientes, rígidos, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, com tampa, devidamente identificados, baseados nas normas:
ABNT NBR 13.853/97 “Coletores para RSS perfurantes e cortantes”
NBR 9.259/97 “Agulhas hipodérmicas estéreis e de uso único”,sendo expressamente proibido o esvaziamento desses recipientes para o seu reaproveitamento. As agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas, quando descartáveis, sendo proibido reencapá-las o proceder a sua retirada manualmente.
Agulhas, lâminas de bisturi, e outros objetos perfuro-cortantes que entraram em contato com o paciente devem ser considerados infecciosos e manipulados com todo cuidado para evitar acidentes.
Lixo
O lixo gerado em cada atendimento (gazes, algodão etc.) deve ser acondicionadas em sacos plásticos pequenos, que devem ser fechados e descartados em lixeiras maiores, dotadas de tampa acionada por pedal e revestidas internamente com sacos plásticos próprios para resíduos contaminados. Vale lembrar que o lixo gerado por consultórios deve ser tratado como lixo hospitalar, ou seja, recolhido pelo serviço municipal responsável por este tipo de coleta e incinerado.
As pessoas envolvidas com o manuseio de resíduos devem ser submetidas a exame admissional, periódico, de retorno ao trabalho, mudança de função e demissional. Os exames e avaliações que devem ser submetidas são:anamnese ocupacional, exame físico, exame mental. Os funcionários também devem ser vacinados contra tétano, hepatite e outras considerações importantes pela Vigilância Sanitária.
Em caso de acidente com perfurantes e cortantes, as seguintes medidas deverão ser tomadas:
• Lavar bem o local com solução de detergente neutro.
• Aplicar solução anti-séptica (álcool iodado, álcool glicerinado a 70%) de 30 segundos a 2 minutos.
• Notificar