Ied 2
Alunos:Júlia Araujo,Lucas Ribeiro Garro e Thamires Fernandes
O texto "O Mercador de Veneza" de Willian Shakespeare é um ótimo texto para ser analisado segundo as técnicas e os conceitos trabalhos por Tércio Sampaio na obra "Teoria da Norma Jurídica", mas antes de analisa-lo e importante trabalhar conceitos utilizados por Tércio, esses conceitos são: Dialógico X Monológico, Heterológico X Homológico, Analógico X Digital, Relato X Cometimento e Expectativa Cognitiva X Expectativa Normativa. Dialógico X Monológico: Os discursos dialógicos têm como principal característica o fato de ser uma discussão entre duas ou mais pessoas, no qual uma hora um fala e um escuta e então no decorrer da discussão essas posições se invertem e aquele que falava passa a escutar e aquele que escutava passa a falar, já o monológico é um discurso no qual só uma pessoa fala e as outras apenas escutam, sendo assim as pessoas mantêm sua posição de locutor e interlocutor durante todo o discurso. Heterológico X Homológico: A heterologia é marcada pela falta de convenção e conciliação, nela se destaca o contra ponto onde as partes possuem pontos de vistas diferentes e inconciliáveis, a homologia tem como marca principal a concordância e a convenção sendo assim nesse tipo de discurso as parte no final chegam a um acordo ou a uma convenção.
Analógico X Digital: Os discursos analógicos são aqueles, nos quais a comunicação ocorre por meios para discursivos, sendo assim pobre de recursos e conotativo, já os discursos digitais utilizam da comunicação verbal, tanto a fala quanto a escrita, sendo assim, de mais fácil entendimento e possuindo recursos e com um caráter denotativo.
Relato X Cometimento: O relato é o texto em si, o conjunto da morfologia e da sintaxe e o cometimento é o entendimento obtido a partir do relato.
Expectativa Cognitiva X Expectativa Normativa: A expectativa cognitiva é marcada por um discurso no qual ocorre uma adaptação para que