idosos
O aumento progressivo do abdômen acentua a lordose lombar, podendo até vir a comprimir o nervo ciático, o que, se ocorrer, poderá causar muitas dores. Por isso, os exercícios de alongamento para esta região são importantíssimos, e devem fazer parte da rotina das gestantes. Sentada em um banco com as mãos apoiadas sobre as coxas, pés apoiados no chão afastados à distância do quadril, inspira -se pelo nariz e, ao expirar pela boca, elevar os braços à frente do corpo, entrelaçando os dedos. Inclinar a cabeça e o tronco à frente. Sustentar de 4 a 6 tempos, voltar à posição inicial e relaxar.
Pode – se também fazer os movimentos, mantendo as mãos sobre as coxas. O alongamento da virilha irá preparar a mulher para o trabalho de parto, auxiliando-a a conquistar a abertura necessária para um parto vaginal. Sentada com a coluna apoiada na parede, sola dos pés unidas assumindo a postura da "borboleta". Mãos segurando os tornozelos, ou um pouco mais acima, o importante é não desencostar a coluna da parede. Forçar levemente os joelhos na direção do chão, sustentar por 6 tempos e relaxar.
2.2 Exercícios Circulatórios
Excelente para a circulação. A mulher fica deitada, com pernas e braços para cima, e sacode as mãos, os braços, os pés e as pernas. Com o exercício, a placenta (fonte de alimentação e oxigenação do feto) dificilmente envelhece. É um bom exercício para hipertensas, para evitar inchaço, varizes e hemorróidas.
Este exercício melhora a circulação na região pélvica, preparando-a para um possível parto normal.
Este movimento melhora a circulação sanguínea e mobiliza a articulação dos ombros.
Este exercício fortalece a parte anterior e da perna) , evitando caimbras e até
2.3 Exercícios de Fortalecimento da coxa, alonga a parte posterior (da coxa varizes. Esse movimento mobiliza a coluna e aciona