conflito familiar
Marital conflict and its effects on children’s behavior: a theoretical review
Ana Carolina Villares Barral Villas BoasI; Maria Auxiliadora DessenII; Lígia Ebner MelchioriIII
IDoutoranda -Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília (UnB). Brasília. Distrito Federal. Brasil.
IIDocente -Universidade de Brasília (UnB). Brasília. Distrito Federal. Brasil.
IIIDocente -Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho. (UNESP). So Paulo.Brasil.
Endereço para correspondência
RESUMO
Os conflitos conjugais têm sido amplamente investigados em pesquisas, especialmente por seu impacto no desenvolvimento dos filhos. Tendo como base uma revisão da literatura, este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre os conflitos nas relações conjugais e seus efeitos sobre o comportamento das crianças, particularmente, por meio das práticas parentais. Ênfase é dada à perspectiva de causalidade sistêmica entre o conflito conjugal e o desenvolvimento infantil, por possibilitar uma melhor compreensão da dinâmica familiar e permitir uma ampliação do escopo de análise para além das correlações lineares entre ambas as variáveis.
Palavras-chave: família; conflito conjugal; desenvolvimento infantil.
A família consiste em um sistema hierarquicamente organizado, composto por diversos subsistemas que afetam e são afetados pelos eventos que ocorrem em outros subsistemas e por relações interdependentes e bidirecionais (COX; PALEY, 1997; DESSEN; BRAZ, 2005a; KREPPNER, 2000). As pesquisas sobre relações familiares começaram a enfatizar a importância de se estudar as inter-relações entre as relações conjugais e parentais já na década de 80 (BELSKY, 1981; BIGRAS; PAQUETTE, 2000; DESSEN; BRAZ, 2005b; EREL; BURMAN, 1995; MOSMANN; WAGNER, 2008).
Os conflitos nas relações conjugais têm sido amplamente abordados na literatura,