TEORIA E PESQUISA
TEORIA E PESQUISA
Margaret mead, pioneira na pesquisa transcultural.
Margarete mead (1901-1978) foi uma antropóloga norte-americana mundialmente famosa. Uma infância itinerante construída em torno dos interesses acadêmicos de seus pais preparou Mead para uma errante vida de pesquisa. Margarete desenvolveu a pesquisa transcultural. Questões teóricas básicas. Como o que é mais importante: Hereditariedade ou Ambiente? O desenvolvimento é ativo ou passivo? O desenvolvimento é continuo, ou ocorre em etapas? Um consenso emergente. Perspectivas teóricas: Perspectiva Psicanalítica, Perspectiva da Aprendizagem, Perspectiva Humanista, Perspectiva cognitiva, Perspectiva etológica, Perspectiva contextual. Métodos de pesquisa: Amostragem, métodos de coleta de dados, modelos básicos de pesquisa, modelos de pesquisa sobre desenvolvimento ética de pesquisa. As suas teorias, eram o conjunto coerente de conceitos logicamente relacionados que procura organizar, explicar e predizer os dados. A sua hipóteses era possíveis explicações para os fenômenos, utilizadas para predizer o resultado da pesquisa.
O que é mais importante: Hereditariedade ou Ambiente? Pois essa questão gerou intenso debate. Os teóricos deferem quanto á importância relativa que dão a natureza (os traços e as características inatos, herdados dos país biológicos) e á experiência (influencias ambientais, tanto antes como depois do nascimento, incluindo as experiências de família, dos amigos, da escola, do bairro, da sociedade e da cultura). As influencia de amigos, de pais, da cultura e da sociedade, podem modificar a hereditariedade da criança mesmo tendo uma forte influencia. Na medida em que as crianças crescem, suas tendências naturais para, digamos, musica ou esportes as encaminham a atividades que reforçam essas tendências.
O desenvolvimento é ativo ou passivo?
O modelo mecanicista, é o modelo baseado na maquina como metáfora, que vê o desenvolvimento como uma resposta passiva. Previsível a