Idoso
1- Em relação ao conceito de idoso, quais os critérios e as limitações que estão implícitos e relacionados a esta conceituação?
O conceito de idoso envolve muito mais que um processo biológico de declínio das capacidades físicas, fragilidades psicológicas e comportamentais. O conceito de idoso apresenta três limitações. A primeira diz respeito a heterogeneidade entre indivíduos no espaço, entre grupos sociais, raça/ cor e no tempo. A segunda é associada a suposição de que características biológicas existem de forma independente de características culturais e a terceira a finalidade social do conceito de idoso. Sendo assim, a definição de idoso não diz respeito a um individuo isolado mas a sociedade como um todo. Outro conceito de idoso do ponto de vista instrumental, tem finalidade de caráter social. Na classificação de um indivíduo como idoso por formuladores de políticas predominam tanto objetivos relacionados coma sua condição em um determinado ponto no curso de vida orgânica quanto em ponto do ciclo de vida social.
2- Explique as duas visões sobre a experiência do envelhecimento segundo Lloyd-Sherlock.
A primeira visão é carregada de uma percepção negativa a respeito da população idosa que vista como dependente e vulnerável tanto do ponto vista econômico quanto o da saúde e autonomia, sem papeis sociais que vivencia apenas as perdas. A segunda visão reconhece-se o envelhecimento populacional como uma conquista social e a contribuição dos idosos para com a família, a sociedade e o desenvolvimento econômico, contudo, não oferece instrumentos capazes de ajudar no entendimento da decadência de habilidades cognitivas e controles físicos e emocionais que fazem parte do ciclo natural da vida.
3- Faça a diferença entre aqueles que pertencem a 3ª idade dos que pertencem à 4ª idade.
O aumento da longevidade e da qualidade de vida levou na Europa e Estados Unidos a