Identificação de proteínas, amidos e açucares simples
(15-10-2013)
Nome: Sandra Isabel Maranga de Matos Nº. 32 Ano/Turma: 11º A
Introdução Teórica:
Neste trabalho prático identificámos proteínas, recorrendo à solução de clara de ovo (1:4) e identificámos também amido e açúcares simples utilizando um pedaço de banana.
Sabemos que as Proteínas são compostos orgânicos bioquímicos, constituídos por um ou mais polipeptídeos (uma proteína é um conjunto de no mínimo 20 aminoácidos, mas sabemos que uma proteína possui muito mais que essa quantidade, sendo os conjuntos menores denominados Polipeptídeos). São consideradas as macromoléculas mais importantes das células e, para muitos organismos, constituem quase 50% das suas massas. Uma grande parte das proteínas são completamente sintetizadas no hialoplasma das células pela tradução do RNA enquanto as proteínas da membrana citoplasmática, lisossomas e as proteínas de secreção possuem um sinal que é reconhecido pela membrana do retículo endoplasmático onde terminam sua síntese. O corpo humano produz cerca de 100.000 proteínas, em que algumas têm centenas de aminoácidos de comprimento.
Relativamente ao amido, este apresenta grande importância nutricional e encontra-se amplamente distribuído em diversas espécies vegetais, sendo abundante em grãos de cereais, raízes e tubérculos. Estruturalmente, o amido é um homopolissacarídeo1 composto por cadeias de amilose e amilopectina (polímeros de glicose formados através de síntese por desidratação – a cada ligação de duas glicoses ocorre a liberação de uma molécula de água.).
No que diz respeito aos açúcares simples, estes têm uma estrutura química molecular muito pequena. Fazem parte deste grupo os monossacarídeos2 (glicose, frutose e galactose), os dissacarídeos3 (sacarose, lactose e maltose) e os oligossacarídeos4 (rafinose, estraquiose, frutooligossacarídeo).
Identificação de Proteínas
Material: Tubos de ensaio, Suporte de tubos de ensaio, Banho-maria a 100º, Conta-gotas,