Atividade
Identificação de Proteínas
Introdução:
As proteínas são as moléculas mais importantes e as que existem em maior quantidade nas células. Estas podem ser encontradas em todas as células, uma vez que são fundamentais em todos os aspetos da estrutura e funções celulares. As proteínas pertencem à classe dos péptidos, sendo formadas por aminoácidos ligados por ligações peptídicas. Têm diversas funções tais como catalisadores, armazenamento, veículos de transporte e enzimáticas, entre outras.
Material:
Ao material inicialmente proposto, foi acrescentada uma pipeta de 5ml.
Resultados:
Tubo 1-
No início tinha uma aspeto líquido e transparente. Após aquecer o tubo, o seu preparado ficou mais espesso.
Tubo 2-
No início tinha um aspeto líquido e transparente. Após se adicionar 2ml da solução de ácido clorídrico, este elevou as proteínas ficando estas a meio do tubo.
Tubo 3-
No início tinha um aspeto líquido e transparente. Após se adicionar 2ml da solução de hidróxido de sódio as proteínas concentraram-se no fundo.
Análise de Resultados:
Tubo 1-
A razão pela qual o preparado ficou mais espesso foi porque coagulou com o aumento de temperatura.
Tubo 2 –
As proteínas fixaram-se a meio do tubo de ensaio após acrescentarmos 2ml de solução de ácido clorídrico, devido à sua densidade.
Tubo 3-
As proteínas concentraram-se no fundo do tubo após acrescentarmos 2ml de solução de hidróxido de sódio, devido à sua densidade.
Conclusão:
Após a realização destes testes, concluímos que foram bem sucedidos e que chegamos aos resultados desejados. Assim podemos concluir que a clara de ovo é constituída por uma proteína que sofre desnaturação com a ação do calor e com o acrescento de ácido clorídrico e hidróxido de sódio.
Identificação de Amido e Açúcares simples
Introdução:
O amido é um polissacarídeo, sendo uma molécula de glicose. É a principal fonte de armazenamento de energia nas plantas, estando