Carboidratos
“ È a energia é utilizada para as funções vitais do organismo: respiração, circulação, síntese proteica, renovação celular e trabalho físico.”
1. A maioria dos seres vivos oxidam carboidrato como fonte primaria de energia. Conceitue esses compostos e justifique sua utilização preferencial como fonte primaria de energia.
Os carboidratos são compostos orgânicos que consistem de carbono, hidrogênio e oxigênio.
Podem ser representado da seguinte formas: Cn H2n On. Variam de açúcares simples contendo de 3 a 7 carbonos até polímeros muito complexos.
Carboidratos, carbohidratos, hidratos de carbono, glicídios, glícidos, glucídeos, glúcidos, glúcides, sacarídios ou açúcares são substâncias, sintetizadas pelos organismos vivos. São os chamados energéticos, pois a maioria da energia consumida pelo organismo para realizar as tarefas do dia a dia como trabalhar, dirigir, conversar, etc, vem dos carboidratos, porém num exercício físico de longa duração, o nutriente mais utilizado passa a ser a gordura.
São dividos em:
Carboidratos simples: Os que possuem uma absorção mais rápida fornecendo ao organismo uma rápida forma de energia (glicose)
Carboidratos complexos: Que para serem absorvidos e utilizados como fonte de energia devem ser quebrados em carboidratos simples.
2. A produção de energia a partir da glicose ocorre por processos de respiração e fermentação. Diferencie-os em linhas gerais.
- Para melhor entendimento, deve-se entender como ocorre os processos citados. O ser vivo necessita de energia para manter seu metabolismo, ou seja, para manter-se vivo. Tal energia é obtida dos alimentos, - das moléculas orgânicas, que são a fonte primária da energia necessária à vida-, especialmente os carboidratos, através de dois processos básicos; respiração e fermentação. O processo de respiração é realizado por quase todos os seres vivos, desse modo é gerado energia ao seu metabolismo, através de um processo