Identificação de diferentes plasticos
Curso Técnico em Meio Ambiente 1º TMA
Disciplina de Gestão de Resíduos
Professor Mario Gans
Identificação de Diferentes Plásticos
Objetivos
Identificar através de propriedades físicas e/ou químicas diferentes tipos de plásticos. Conscientizar sobre a importância da reciclagem, da disposição e utilização responsáveis dos materiais plásticos.
Introdução Teórica
Os plásticos são materiais que podem ser moldados e, inclusive, “remoldados” num processo de reaproveitamento. Porém, o grande número de tipos de plásticos é algo que dificulta muito este reaproveitamento, pois eles apresentam propriedades físicas e químicas muito diferentes. Imagine que você fosse reciclar 20 garrafas de refrigerante, a maioria delas incolor e algumas de cor verde. O resultado final dessa mistura seguramente resultaria num plástico que não seria totalmente incolor e nem teria uma cor verde intensa. O mais interessante seria separar os dois tipos de garrafas antes de reciclar o material. Separar as garrafas pela cor é fácil, mas como fazer para separar plásticos de composições diferentes? Caso estes plásticos sejam misturados o resultado será um produto de qualidade inferior ou talvez de reutilização completamente inapropriada. Em função disso, todo o plástico reciclável possui o triângulo de material reciclável (símbolo indicativo) e, no seu interior um número que identifica o tipo de material de que faz parte da sua composição. No quadro 01 estão mostrados os símbolos indicativos de reciclabilidade de diferentes tipos de plásticos, assim como suas aplicações.
Quadro 01: Símbolos indicativos e reciclabilidade de plásticos e aplicações.
Simbologia Abreviatura e nome da resina Aplicações
PET – Polietileno Tereftalato Frascos e garrafas para uso alimentício, hospitalar, cosméticos, bandejas para microondas, filmes para áudio e vídeo, fibras têxteis etc.
PEAD- Polietileno de Alta