Segurança
1. Introdução
A utilização de explosivos na indústria extractiva é uma prática tradicional desde que foi verificado o efeito demolidor destas substâncias, tendo-se generalizado com a introdução dos explosivos de segurança.
A busca da melhoria das condições de segurança nas diferentes operações a realizar no fabrico, transporte, armazenagem e utilização, a procura da economia nas operações de desmonte e da melhor protecção do ambiente, têm-se mantido não só com a alteração e estabilização da composição química dos explosivos e a sua experimentação mas também com a investigação e desenvolvimento de novas substâncias explosivas. A economia e a segurança têm sido conseguidas com base na experimentação controlada e apoiada em bases científicas. A protecção do ambiente apoia-se nesta experimentação através do controlo das emissões de poeiras e projecções, da medição do ruído e vibrações transmitidas ao ar e aos solos e a sua comparação com os resultados da investigação. O ajustamento das cargas aos efeitos desejados sob os pontos de vista de segurança, economia e ambiente, tem sido o incentivo para a continuação da investigação e desenvolvimento das características dos explosivos e da sua adaptação às condições do terreno. Sendo, no entanto, o conhecimento e a segurança no manuseamento das substâncias explosivas o ponto fulcral para a protecção do homem e do ambiente, é na formação e consciencialização dos utilizadores que assenta a boa prática com estas substâncias. Este trabalho procura dar as bases para a utilização dos explosivos em boas condições de segurança e protecção ambiental.
1.1 - Definições
Substâncias explosivas - compostos químicos ou misturas de produtos químicos que podem produzir efeitos explosivos ou pirotécnicos.
Efeitos explosivos - a libertação a grande velocidade de grandes quantidades de energia no ambiente, sob a forma de gases a alta