Pintura de peças Plásticas
Pintura Peças Plásticas
SÃO PAULO – SP
Março/2014
FACULDADE SENAI “CONDE JOSÉ VICENTE DE AZEVEDO”
Pintura Peças Plásticas
Nome:
- Bruno Cristo
SÃO PAULO – SP
Março/2014
Os serviços de repintura em peças moldadas com material plástico exige uma preparação adequada.
Antes de aplicar a tinta sobre a peça são necessários cuidados na limpeza e preparação da superfície a ser pintada, bem como a adequação do primer, da tinta e do verniz a serem utilizados.
Os plásticos são materiais especiais e, portanto, necessitam de uma preparação específica. De modo geral, em sua fabricação é liberado um resíduo denominado desmoldante, cuja presença prejudica a aderência de qualquer produto sobre eles.
Orientação para pintura de peças plásticas
1 - Lave muito bem o plástico com sabão neutro ou produto similar, para a remoção das impurezas (inclusive o desmoldante).
Para auxiliar na limpeza, utilize as mantas abrasivas vermelhas, para esfregar as peças, assim você estará provocando também a ativação destas peças, auxiliando na aderência.
2 - Desengraxe com um produto específico (desengraxante para plásticos) criando assim, o efeito anti-estático no plástico.
3 - Verifique se a peça apresenta defeitos. Neste caso, utilize para correção a massa poliéster específica para plástico.
4 - Em seguida, aplique o promotor de aderência, seguindo a orientação do fabricante. Nas peças plásticas, a aderência é mais difícil do que em peças metálicas.
5 - Depois aplique o primer PU para enchimento. É importante que seja verificada a porosidade do plástico para determinar o número de demãos que serão aplicadas para isso, siga também as recomendações do fabricante.
O primer também deve ser aditivado com um produto denominado flexibilizante, evitando que a tinta descasque ou trinque futuramente. Lembre-se que o plástico tem comportamento de