Identificação de açucares redutores
O reagente de Benedict, (também chamado de Solução de Benedict ou Teste de Benedict) é um reagente químico de cor azulada, desenvolvido pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict. Geralmente usado para detectar a presença de açúcares e açúcares redutores, nos quais se incluem: glicose, galactose, lactose, maltose e manose. O Reagente de Benedict consiste, basicamente, de uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino (com muitos íons OH-).
Os carboidratos redutores possuem grupos aldeídos ou cetonas livres ou potencialmente livres, sofrendo oxidação em solução alcalina de íons metálicos como o cobre. Os íons cúpricos (Cu++) são reduzidos pela carbonila dos carboidratos a íons cuprosos (Cu +) formando o óxido cuproso, que tem cor vermelho tijolo. A glicose é oxidada a ácido glicurônico, reduzindo íons cúpricos a íons cuprosos. A sacarose não sofre oxidação porque possui dois carbonos anoméricos envolvidos na ligação glicosídica.
2- Objetivo:
Caracterizar a presença de açúcares redutores através da reação de Benedict em soluções de carboidratos.
3- Materiais Utilizados:
3.1- Vidrarias:
3 pipetas de vidro de 5 ml.
3 tubos de ensaio.
3.2- Reagentes:
Reagente de Benedict
Solução de sacarose 1%
Solução de glicose 1%
3.3- Equipamentos:
Banho Maria
3.4- Acessórios:
Estante para tubo de ensaio
Pera de borracha
Pinça
Papel toalha
Descarte para pipetas
Frascos com água destilada
4- Parte Experimental:
Foram usado três tubos de ensaios com três substâncias diferentes com tal identificação 1 (glicose), 2 (sacarose), 3 (água), onde foi usado 5 ml do reativo de Benedict em cada tubo, após os tubos foram agitados até ficarem homogêneos e em seguida, levados em Banho Maria a 100ºC por cinco minutos todas as reações.
5- Resultados:
Tubo 1 (glicose): a presença de uma solução amarelo esverdeado indicando a redução de cobre, possibilitando um resultado positivo.
Tubo 2 (sacarose): não há mudança do reativo, continua azul indicando