Trabalho
O objectivo desta actividade prática foi a identificação de açúcares redutores e de amido.
Introdução
Ao entrarmos dentro da área da Biologia e falarmos como tema principal a diversidade na Biosfera. Falámos como subtema, a biosfera (organização biológica, a diversidade biológica e a conservação e extinção) e a Célula (unidade estrutural e funcional), entrámos agora nos constituintes básicos da célula. Os constituintes básicos dos seres vivos são as moléculas, chamadas por biomoléculas.
Os vários tipos de biomoléculas
Nesta experiência vamos falar em especial dos glícidos, também chamados por açúcares, glucidos ou hidratos de carbono. Os glícidos são compostos ternários compostos por C, H, O. Os glícidos agrupam-se em três grupos: monossacarídeos ou Oses (monómero ou seja unidade básica), oligossacarídeos (polímeros de 2 ou 10 oses) e polissacarídeos (polímero formado por mais de 10 oses).
Os monossacarídeos têm uma forma geral (CH2O) n, sendo n = 1 ou 9, são doces, são solúveis em água, não são hidrolisáveis (não se podem dividir) e são todos açúcares redutores (perdem electrões com facilidade).
Os oligossacarídeos são constituídos por polímeros de 2 a 10 oses unidos por ligações glícosídicas, são doces, são solúveis em água, são hidrolisáveis e alguns são açúcares redutores.
Os polissacarídeos são polímeros constituídos por mais de 10 oses, são hidrolisáveis, não são solúveis em água e não são redutores.
Existem substâncias oxidadas que são substâncias que já perderam electrões, logo são pobres em electrões, cedendo-os a uma substância reduzida que ganha electrões passando assim a ser rica em electrões. Para que este processo aconteça é necessário que ocorra uma reacção química de oxidação-redução.
Para que se possa saber a capacidade redutora de alguns açúcares são necessários alguns reagentes, nomeadamente o licor de Fehling e a água iodada, que mudam de cor na presença de açúcares redutores. No caso do licor de Fehling se a