Motores 3CC
2.1 Porque um três cilindros?
2.1.2 Menor atrito
Uma das principais vantagens que um motor de três cilindros proporciona é o seu menor atrito dos pistões com as camisas do bloco do motor.
Podemos perceber essa redução de área de contato através das duas imagens em comparação, na primeira temos um motor de três cilindros e a seguinte um motor de quatro cilindros.
787402825750
Fig 01 Motores 4 e 3 ccFonte:
Os pistões são êmbolos que se movimentam dentro de tubos, quando ocorre a combustão interna gerada pela explosão causada pelo arco voltaico da vela e o combustível de queima, e é nesse movimento que ocorre um enorme atrito entre as peças, quando se tem um menor numero de cilindros ( que é o caso do motor com três), apesar de serem maiores para que a capacidade de força do motor seja mantida, a área de contato é menor gerando assim um menor atrito.
O resultado obtido nesse tipo de motor é que há uma redução de aproximadamente 15% de área lateral dos pistões em atrito com os cilindros, e, portanto, menor resistência ao funcionamento. Dessa forma essa redução de contato permite ao motor que aproveite mais a potência gerada no motor para movimentar o carro propriamente.
Essa redução de atrito também pode ser alcançada através da utilização de outros materiais, que por sua vez possuam um menor coeficiente de atrito.
2.1.2 Emagrecimento
Com um cilindro a menos, esses novos motores menores não estão apenas com um pistão e uma biela a menos, mas também uma redução no tamanho do bloco do motor, cabeçote, comando de válvulas, virabrequim ( eixo que recebe e transforma os movimentos lineares do pistão em rotacionais). assim acabam ficando mais leves, devemos levar em conta também que os motores de três cilindros possuem vários componentes integrados ao cabeçote, todo feito em alumínio, o que permite a redução de até 48% no seu peso dependendo do modelo.
Pelos dados da montadora PSA Peugeot Citroën, podemos ter uma melhor noção de redução