IDENTIFICAÇÃO DA ACIDEZ E BASICIDADE DE SOLUÇÕES
I. Adna Caroline Vale Oliveira (adnacaroliine@hotmail.com), Aristódemos Oliveira Pires Neto (arisneto@outlook.com), Ilana dos Santos Pedreira (ilanapedreira@hotmail.com), João Vitor Teixeira Diniz (vitinho.diniz@hotmail.com), Lucas Oliveira Torres Batatinha (lucas_oliveira1880@hotmail.com), Natalia Ribeiro Melo (natie.melo@outlook.com), Shaira Cristina Pereira Franco (shairacristina1@hotmail.com), Tâmara Góes Arantes Mota (tamymota@hotmail.com).
Professor Orientador: Jorge Santos de Almeida
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2014
I. RESUMO
Nessa prática foi utilizado tubos de ensaio com várias soluções e adicionados indicadores ácido-base para identificá-los, para o primeiro experimento. Já no segundo observou-se a ação de ácidos fortes sobre bases, metais e carbonatos sofrerem mudança de cor e/ou liberação de gás e no terceiro, mediu-se o pH de várias soluções de produtos do cotidiano.
II. INTRODUÇÃO
Ácido e base são duas classes de substâncias químicas com propriedades bem definidas e opostas. Um ácido reage frequentemente quando em contato com metais, ocasionando a libertação de hidrogênio.
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
Assim, quando diluído em água, o cloreto de hidrogênio (HCl) ioniza-se e se define como ácido clorídrico, como está abaixo:
HCl + H2O H++ Cl-
Já o hidróxido de sódio, a popular soda cáustica, ao se ionizar em água, libera uma hidroxila OH-, definindo-se assim como base:
NaOH + H2O Na++ OH-
Um desdobramento da definição de Arrhenius é a regra de reação para ácidos e bases entre si, segundo a qual:
Ácido + Base Sal + Água
Nestas condições a reação de neutralização será descrita na equação:
Se reagirmos