Identificação da acidez e basicidade de soluções
1- Indicadores ácido-base
1.1 Inicia-se o experimento numerando nove tubos de ensaio, nos tubos um, dois e três adicionar 2ml de ácido clorídrico a 6M; nos tubos quatros, cinco e seis adicionar 2ml de ácido nítrico a 6M; e nos tubos sete, oito e nove adicionar 2ml de hidróxido de sódio a 6M.
1.2 Nos tubos um, quatro e sete adicione duas gotas de fenolftaleína; Nos tubos dois, cinco e oito adicione duas gotas de alaranjado de metila; Nos tubos três, seis e nove adicione duas gotas do azul de bromotimol.
2- Ação de ácidos fortes sobre bases, metais e carbonato
1.1 Numerar oito tubos de ensaio; nos tubos um, dois, três e quatro adicionar ácido clorídrico a 6 mol/L; nos tubos cinco, seis, sete e oito adicionar ácido nítrico a 6 mol/L.
1.2 Nos tubos um e cinco adicionar grãos de Cu metálico;
Nos tubos dois e seis adicionar grãos de Zn metálico;
Nos tubos três e sete adicionar carbonato de sódio;
Nos tubos quatro e oito adicionar duas gotas de fenolftaleína, em seguida 2ml de hidróxido de sódio a 6 mol/L.
3- Medida do pH
Medir o pH das soluções trabalhadas com o papel medidor de pH.
Resultados/Discussões:
• Ácido - Base
HCl + fenolftaleína: Continuou com a coloração incolor. Como a característica comportamental da fenolftaleína é de caráter ácido, ao ser adicionado em meio ácido qualquer, ela não se interage com outros ácidos, aumentando somente a concentração dos íons H+. O pH foi ácido 1.
HCl + alaranjado de metila: A coloração foi um tom avermelhado. Adicionando HCl, a solução continua ácida, ou seja, a quantidade de H+ aumenta, fazendo com que a solução adquira tal coloração.
HCl + azul de bromotimol: A coloração ficou em um tom alaranjado. Como o azul de bromotimol possui hidrogênios ionizáveis na estrutura, quando colocado em contato com o HCl, a molécula do azul de bromotimol é "forçada" a manter seus hidrogênios devido ao efeito do íon comum, deixando assim, a molécula neutra e a solução com a