IDENTIFICAÇÃO DA ACIDEZ E BASICIDADE DE SOLUÇÕES
Resumo
O experimento tem como finalidade identificar, através de diferentes indicadores, se 0determinadas soluções apresentam caráter ácido ou básico, e assim calcular seus respectivos potenciais hidrogeniônicos (pH). Além disso, observar o comportamento de alguns metais, base e carbonato ao entrarem em contato com ácidos fortes.
Palavras-chave: Ácido; base; reações; indicadores; pH; Arrhenius; BrØnsted-Lowry; Lewis.
Abstract
The experiment aims to identify, using different indicators, if certain solutions have acidic or basic character, and thus calculate their hydrogenionic potential (pH). Also, observe the behavior of some metals, base and carbonate on contact with strong acids.
Keywords: Acid; base; reaction; indicators; Arrhenius; BrØnsted-Lowry; Lewis.
Introdução
Segundo Arrhenius, ácidos são substâncias que, em solução aquosa, liberam íons H+ como único cátion; bases são substâncias que, em solução aquosa, liberam íons OH- como único ânion. A teoria de BrØnsted-Lowry é mais abrangente. De acordo com ela, ácido é uma espécie que tende a doar próton H+ e base é uma espécie que tende a receber próton H+. A teoria mais geral de todas corresponde a de Lewis, que define ácido como uma espécie com orbital vazio capaz de receber par de elétrons; e base como uma espécie que pode doar par de elétrons para formar uma ligação covalente coordenada.( Russell, 1994)
Para a identificação de soluções ácidas e básicas utiliza-se indicadores, os quais são substâncias que mudam de cor na presença a de um ácido ou uma base. A tabela 1 mostra os indicadores mais utilizados e suas respectivas cores em presença de ácido ou base. (USBERCO,1999)
Ácido
Base
Tornassol
Rosa
Azul
Fenolftaleína
Incolor
Vermelho
Alaranjado de metila
Vermelho
Amarelo
Azul de bromotimol
Amarelo
Azul
O potencial hidrogeniônico pode ser calculado pela equação: pH = colog [H+] ou pH = - log[H+] ou pH = log 1 / [H+].